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Hospital de Matão inicia Projeto Lean para otimizar processos e melhorar atendimento

No dia 30 de agosto de 2024, o Hospital Carlos Fernando Malzoni deu início a uma jornada de transformação com o lançamento do Projeto Lean, uma metodologia que busca a excelência operacional ao reduzir desperdícios e otimizar processos. O evento reuniu 58 gestores e colaboradores chave, que tiveram a oportunidade de se familiarizar com ferramentas importantes, como A3 e Kaizen, fundamentais para tornar os processos mais eficientes, rápidos e seguros, com menor custo.

Ao longo do primeiro dia de atividades (30/8), a equipe envolvida identificou seus clientes internos e externos, e começou a mapear o fluxo de valor, analisando tanto o cenário atual quanto o ideal. A proposta do projeto é transformar a forma como o HCFM opera, utilizando os princípios do Lean para eliminar desperdícios e aprimorar o atendimento. “Nosso objetivo é oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado”, destacou José Carlos Venção, gerente de RH e líder da iniciativa, que juntamente com uma equipe, conta com a orientação do especialista Pedro Tomaz.

O segundo dia de imersão no Projeto Lean ocorreu em 6 de setembro, com um aprofundamento ainda maior nos conceitos da metodologia. Durante essa etapa, gerentes, coordenadores e chefes de departamentos foram apresentados a ferramentas como o Gerenciamento Diário (GD), “5S” e Setup Rápido. Pedro Tomaz, especialista que conduz o projeto, ressaltou a importância do monitoramento constante dos processos: “O Lean é uma jornada que não tem volta”.”

Os exercícios práticos realizados durante esses dois encontros permitiram que os participantes compreendessem a importância da liderança Lean, que envolve toda a equipe no processo de melhoria contínua. O foco está em liderar a partir da base e garantir que todos os colaboradores estejam engajados na transformação.

“A aplicação dos conceitos Lean será um complemento significativo na forma como conduzimos nosso trabalho, e isso trará impactos diretos na qualidade do atendimento que prestamos aos nossos pacientes”, afirmou Denise Minelli, superintendente do hospital.

 

Os próximos passos incluem a imersão dos quase mil colaboradores do Hospital Carlos Fernando Malzoni na metodologia Lean, garantindo que toda a instituição esteja alinhada em busca de processos mais eficientes e de um atendimento ainda mais qualificado para a população de Matão e região.

O projeto Lean é uma das iniciativas que reforça o compromisso do Hospital com a inovação e a melhoria contínua, sempre em benefício dos pacientes e da comunidade.

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