Hospital avança na transformação digital com projeto para melhorar eficiência e atendimento ao Paciente
O Hospital Carlos Fernando Malzoni iniciou um importante movimento em direção à modernização e à eficiência com a implementação do projeto Tasy Evolution. Esta iniciativa, que visa promover uma transformação digital abrangente, representa não apenas a migração de um sistema, mas uma mudança cultural significativa em seus processos assistenciais e administrativos. Nos dias 22 e 23 de outubro o hospital iniciou uma série de entrevistas envolvendo superintendência e corpo clínico do HCFM, preparando o terreno para as mudanças que estão por vir. Lizandro Andrade, o gerente de TI do HCFM, destacou que “o upgrade do Sistema Tasy Evolution não se resume apenas a uma migração sistêmica, mas uma mudança de cultura, um refinamento em nossos processos. A busca pela melhoria continua é um ponto chave para a realização deste projeto”. Segundo ele, a migração para o Tasy HTML5 é um elemento fundamental que permitirá “integrar todas as áreas do Hospital que participam da jornada do paciente, com isso, teremos todo o prontuário eletrônico digital”. Os benefícios dessa transformação são numerosos, incluindo a melhoria da eficiência operacional e da segurança dos dados, além de proporcionar uma experiência significativamente melhor para os pacientes. Andrade enfatiza que essas melhorias deverão resultar em “maior satisfação das equipes usuárias do produto”, promovendo um ambiente mais integrado e produtivo. Para garantir uma transição tranquila e eficaz, o Programa Tasy Evolution foi desenvolvido em colaboração com a DigiSystem e a Folks, um parceiro reconhecido da PHILLIPS na América Latina. No dia 28 de outubro ocorreu a apresentação das duas empresas para diretores, superintendência, médicos, gerentes e colaboradores do Hospital. Realizada no CEP – Centro de Ensino e Pesquisa do HCFM, a Folks foi representada pela Tatiana Limeira, gerente de Projetos da empresa, e Bruno Admar pela empresa Digisystem. Os dois profissionais explicaram todas as etapas do projeto, com a proposta de um cronograma previsto para realização em 10 meses. Essa abordagem estruturada aborda quatro componentes primordiais: a migração para o Tasy HTML5, gestão de projetos, gestão de mudanças e a criação de um Roadmap de Transformação Digital, que é um “roteiro” estratégico que detalha a visão, objetivos e as etapas necessárias para o desenvolvimento do projeto. No dia da apresentação do cronograma do projeto, todos foram convidados a conhecer as nuances do projeto e a importância que a transformação digital terá para o HCFM. A interação entre a equipe médica e a gestão de TI é chave para o sucesso da iniciativa, evidenciando o compromisso do HCFM com a excelência e inovação no atendimento. Neste evento participaram Roberto Cadioli e Josá Carlos Chiozzini, diretores do Hospital, e Denise Minelli, superintendente do HCFM, que assistiram atentamente, e ainda falaram aos presentes. Roberto Cadioli disse que tem orgulho de todo o quadro funcional do Hospital, e que tem plena confiança de que este projeto será pleno de sucesso. Denise Minelli disse que “este desafio irá melhorar sensivelmente o atendimento do Hospital como um todo. Com este projeto Tasy Evolution, o nosso Hospital se mantém como uma instituição vanguardista na transformação digital da saúde, focando constantemente na melhoria da experiência dos pacientes e na eficiência operacional, assegurando que seu compromisso com a qualidade de atendimento continue a crescer e se aprimorar. Com essa iniciativa, o HCFM não apenas evolui tecnicamente, mas também reafirma sua missão de oferecer cuidados de saúde mais integrados, seguros e eficazes”. Dr. Izaías Longhitano Junior, diretor técnico do HCFM disse que “esta implementação do Tasy Evolution vai significar uma grande mudança para melhor, tanto para nós, médicos, que daremos todo o apoio necessário para que esta migração ocorrra da melhor forma possível, como para todos aqueles envolvidos no cuidado com o paciente. Acompanho o projeto desde o início, que à primeira vista parecia complicado, mas quando entendemos o papel de cada peça desse quebra-cabeças, ficou tudo muito claro. É uma mudança sem volta para o melhor.”
A implantação ocorreu desta forma:
Sob a liderança do nosso gerente de TI, Lizandro Andrade e com o time da TI, em colaboração com Natália Ferrari Vendroni, gerente de serviços de saúde e Carla Galhardi, coordenadora das recepções, sob a supervisão de Tatiana Lima, gerente de produto da Folks, iniciamos a prática dessa transformação nas operações diárias!
Finalmente, Lizandro Andrade também externou algumas palavras, dizendo que é “muito grato à Diretoria por entender a necessidade dessa evolução tecnologica no Hospital e pela confiança em realizar a Gestão desse projeto, complexo e cheio de desafios”. Agradeceu também à equipe composta pelos colaboradores, os coordenadores Kleber Deleo Scutare e Aroldo Souza, à equipe de equipe de Infra Thiago da Silva e Renato Rodrigues Capelani e ainda a equipe de Sistemas Ana Júlia Gári Albano e Carolina Perlato”.