O Hospital de Matão, o HSAÚDE e o CEP – Centro de Estudo e Pesquisa estão com suas fachadas iluminadas de azul, para lembrar o NOVEMBRO AZUL, mês de conscientização e cuidados relacionados ao câncer de próstata.
Iniciada em 2003 na Austrália, a campanha já conta com a adesão de mais de 20 países, devido à alta incidência da doença em todo o mundo.
O que é a próstata? É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata tem sido o foco do Novembro Azul. De fato, este é o tumor mais comum do sexo masculino — segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que sejam diagnosticados cerca de 70 mil novos casos da doença. Porém, se descoberto na fase inicial, a chance de cura é de 90%. Alguns tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Este é um momento para tocarmos no assunto. A prevenção é um ato de amor e cuidado com a vida, por isso mantenha uma rotina de consultas e exames com um urologista. A informação é o melhor caminho para enfrentar o câncer próstata. Valorize sua vida!