Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500

Hospital de Matão marca presença no AAOS 2025

Destaque no AAOS 2025: Inovação e Excelência em Ortopedia!

Estamos entusiasmados em anunciar que o tradicional Congresso Anual da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) 2025, que acontece de 10 a 14 de março em San Diego, Califórnia, conta com a ilustre presença de dois renomados médicos ortopedistas de nossa equipe: Dr. Edson Bergamaschi e Dr. Heitor Rodrigues.

Compromisso com a Atualização: O Dr. Edson Bergamaschi, com mais de 40 anos de experiência, ressalta a importância da atualização contínua para oferecer o melhor aos seus pacientes. “Estou atualizando para melhorar”, afirma, refletindo sua dedicação à excelência na prática ortopédica.

Aprendizado e Inovação: O Dr. Heitor Rodrigues, especialista em ombros e parte fundamental do Hospital Carlos Fernando Malzoni desde 2022, também compartilhou sua empolgação: “Tive a oportunidade de aprender e me atualizar com as novas tecnologias e cirurgias realizadas em todo o mundo”. Ele enfatiza que o aprendizado constante é essencial para oferecer o que há de mais moderno e eficaz na medicina.

🔍 O AAOS é uma plataforma de interação e aprendizado com especialistas de renome mundial, e a presença de nossos médicos é uma prova do nosso compromisso em trazer as mais recentes inovações em cuidados ortopédicos para nossos pacientes.
Estamos ansiosos para as novidades e conhecimentos que Dr. Edson e Dr. Heitor trarão de volta, sempre com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida de nossos pacientes. Juntos, seguiremos avançando na medicina ortopédica!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

GTH – Grupo de Trabalho de Humanização do HCFM organiza rodas de conversa pelo Dia da Mulher

Comemorando o Mês das Mulheres com o Coletivo Terezas! 
 
Em março de 2025, o Hospital Carlos Fernando Malzoni foi palco de duas inspiradoras Rodas de Conversa lideradas por Estela Farias e Isabel de Paula, do grupo “Coletivo Terezas”. Estes encontros, realizados nos dias 11 e 14, lotaram o Centro de Ensino e Pesquisa e integraram nossas celebrações do Mês das Mulheres.
Com foco em equidade, nos desafios e vitorias conquistadas pelas força da mulher, as Rodas de Conversa proporcionaram momentos de acolhimento, interação e escuta para nossas colaboradoras.
Depois dos debates, participantes de ambos os encontros foram agraciadas com um delicioso lanche preparado com carinho pelo SND – Serviço de Nutrição e Dietética do HCFM.
Esse evento, organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HCFM, reforça nosso compromisso em criar um ambiente seguro e acolhedor, celebrando e fortalecendo as mulheres da nossa instituição.
 
 
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Dr. Luiz Cerqueira, diretor clínico do HCFM, homenageia os novos residentes

PARABÉNS AO HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI E AOS RESIDENTES DE CLÍNICA MÉDICA

Autor: Dr. Luiz Cerqueira

Eu Doutor Luiz José Cerqueira, primeiramente como membro do corpo clínico do HCFM na área de pediatria e como diretor clínico do mesmo, quero parabenizar os novos colegas que concluíram sua residência médica na especialidade: CLÍNICA MÉDICA (a mãe de todas) no Hospital Carlos Fernando Malzoni, após dois anos de trabalho intenso e dedicação total, enfrentando com garra e sacrifício, adquirindo conhecimentos para atendimento aos pacientes e após este ciclo (término do curso) os aplicarem à população onde irão se estabelecer.
Espero que tenham um caminho feliz, em suas trajetórias continuem se dedicando com afinco na sua profissão como fizeram na residência médica. Aliás, na verdade errei, medicina não é profissão, mas sim vocação e que vocês durante suas vidas como médicos sejam cuidadosos, estudando continuamente, sempre se atualizando e se dedicando aos seus pacientes com amor, humanidade, escutem as suas queixas, tratem-nos com respeito e não se sintam superiores, prepotentes e infalíveis, mas sim realistas (vou dar uma dica) mantenham seus consultórios em atividades, pois ali é o refúgio daqueles que necessitam do seu atendimento, seu apoio e sua ajuda, você é a esperança, e o consultório é o lugar onde eles irão te encontrar.
Não podia deixar de dar os parabéns a todos os familiares dos formandos que se dedicaram totalmente neste projeto para que vocês atingissem os seus objetivos, e conseguiram.
Agora quero parabenizar e agradecer o Hospital Carlos Fernando Malzoni e aos preceptores que assumiram este desafio cumprindo-o totalmente com êxito. Este projeto já existe há seis anos, são três turmas que já receberam certificado de residência médica pelo hospital e pelo empenho de vocês preceptores.

Um histórico dos preceptores:

1º- Doutor Cesar Minelli
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com residência na USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) e fez Mestrado e Doutorado na USP de Ribeirão Preto, e fez o Fellowship em Neurorreabilitação na Washington University, Saint Louis, Missouri, EUA, (2001-2002), é coordenador do COREME (Comissão de Residência Médica), pesquisador e coordenador do projeto de prevenção e tratamento de AVC, fazendo de Matão referência nesta área.

2º- Doutora Jaycer Rolo
Vice Coordenadora do COREME (Comissão de Residência Médica).
Formação: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, doutora pela mesma na área de serviço de imagem. Especialização em radiologia, sub especialização em neurologia. Chefe do serviço de imagem do Hospital Carlos Fernando Malzoni, atuando principalmente na área de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

3º. Doutora Liliane Ujiakawa
Médica graduada e especialista em Neurologia pela faculdade de medicina da USP, intensivista da UTI adulto do HCFM.

4º. Doutor Lucas Massari
Médico graduado pela faculdade de medicina do ABC e especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanezi, paraninfo da turma.

5º. Doutor Flavio Borsetti
Graduado em clínica médica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, especialista em Medicina Intensiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. É chefe da UTI Adulto do Hospital Carlos Fernando Malzoni.

6º Doutor Isaias Longhitano Junior
Formado na faculdade de medicina de Catanduva, fez residência em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e pelo CREMESP.

7º. Doutora Thayssa Vituri Faglioni
Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Especialização INCOR de São Paulo, Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da USP.

8º Doutor André Pelosi Alvez
Formação pela UNIOESTE de Presidente Prudente, residência no Hospital Regional de Presidente Prudente na área de infectologia, pós graduação em Microbiologia e pós graduação em imunologia.

9º. Doutora Mirian Regina de Bonito
Formação UNIMAR na cidade de Marília, residência médica clínica no Hospital Carlos Malzoni na primeira turma de residência, pós graduação em Geriatria.

10º Doutora Carolini Souza Caruzo
Formação UNIARA na cidade de Araraquara, residência clínica médica no Hospital Carlos Fernando Malzoni na primeira turma de residência.

Este projeto é muito importante para vocês preceptores e para o Hospital Carlos Fernando Malzoni que é referência no Estado e já é um Hospital Escola graças a toda sua estrutura, tanto na parte de estrutura física, tecnológica e humana e reconhecido por sua credibilidade no atendimento à população. Já estão funcionando cursos para internos das faculdades UNIARA e FACERFES, ministrado por colegas de outras especialidades como na pediatria, com a preceptora Doutora Andressa M. L. Angelotti e Cirurgia Geral com o preceptor Doutor Silvio Rizzo, e já está funcionando a residência de Ortopedia cujo preceptor chefe é o especialista Doutor Edson Bergamaschi.
Este ano de 2025, já vai iniciar o curso de residência em anestesia, coordenado pelo extraordinário Doutor Isaias e sua equipe. Portanto o hospital tem hoje todas as condições estruturais, tecnológicas e profissionais de elevado gabarito em todas as especialidades, é um hospital de alta complexidade para realizar estes cursos. Por isso foi avaliado pelo MEC e vistoriado pelos médicos da USP e foi aprovado por oferecer todas as condições para se ter Residência Médica em várias especialidades, e como já disse: este ano inicia a especialidade em anestesia.
Portanto o Hospital Carlos Fernando Malzoni tem todas as condições de realizar este projeto, Hospital Escola e no futuro, não muito distante, Matão ter uma Faculdade de Medicina por tudo que já relatei. A base já existe, enquanto isso, o HCFM continua evoluindo, e tem espaço para crescer com a área do antigo Fórum.
Portanto parabéns a todos!

FOTO LEGENDA
(esq.) Dr. Matheus Capalbo Batista, Doutora Debora Ferreira Vitoretti, Paraninfo Dr. Lucas Massari e Dr. Clara Pechmann M. El Sabbagh

Doutor Luiz José Cerqueira

Pediatra e Diretor Clínico do HCFM, graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP com residência na mesma e com especialidade em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e membro da Academia Americana de Pediatria e 52 anos de atendimento às crianças de Matão e região.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Comunicado sobre o Dr. Hisasi Masuda

O nosso estimado Dr. Hisasi Masuda, cuja dedicação ao Hospital Carlos Fernando Malzoni, ao longo dos últimos 52 anos, fez dele uma figura querida e altamente respeitada entre nós, passou por um problema de saúde que necessitou de sua internação e repouso absoluto. Embora estejamos limitados a compartilhar detalhes devido à sua privacidade, temos o prazer de informar que ele está se recuperando bem e demonstra notáveis progressos a cada dia.
Dr. Masuda agradece profundamente todo o carinho e as orações que tem recebido. Ele sentiu o calor do apoio de todos, e gostaria de assegurar que está animado para retornar ao trabalho e reencontrar os pacientes que tanto ama, assim que estiver plenamente recuperado.
Pedimos à comunidade que continue a respeitar sua privacidade e desejamos que a energia positiva e as orações por sua recuperação continuem a fluir. Em breve, compartilharemos uma atualização pessoal sobre sua condição.
Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo durante este período. Juntos, aguardamos ansiosamente pelo retorno saudável do nosso querido médico.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

3a Formatura de Residência Médica do HCFM

Na noite de 25 de fevereiro de 2025, as dependências do Hotel Matão by Mercure tornaram-se palco de uma emocionante celebração ao realizar a 3ª Formatura de Residência Médica em Clínica Médica do Hospital Carlos Fernando Malzoni. O evento, marcado pela presença de autoridades locais, gestores, médicos, funcionários do HCFM e profissionais de saúde, reafirmou o compromisso da instituição com a formação de médicos de excelência. 
A mesa de honra do evento contou com a presença de João Marchesan, Diretor Presidente do Hospital, Aparecido Ferrari (Cido), Prefeito de Matão, Denise Minelli, Superintendente do HCFM, Dr. César Minelli, Coordenador da COREME Matão, Dra. Jaicer Rolo, Vice Coordenadora da COREME Matão, Dra. Liliana Tieme Ujikawa, Supervisora do Programa de Residência em Clínica Médica, Dr. Lucas Massari, Coordenador do Programa de Residência em Clínica Médica, e Dr. Paulo Bernardi, Presidente da Câmara Municipal de Matão.
O destaque da noite foi a homenagem à turma de formandos de 2025: Dra. Clara Pechmann M. El Sabbagh, Dra. Débora Ferreira Vitoretti e Dr. Matheus Capalbo Batista, que foram apresentados ao público sob aplausos e reconhecimentos pelo árduo trabalho e dedicação ao longo de seus anos de residência.
Este ano, a turma adotou o nome de “Turma Dr. Lucas Massari” em uma sincera homenagem ao Coordenador do Programa de Residência em Clínica Médica, que recebeu um mimo dos formandos como agradecimento por seu apoio constante.
Durante a cerimônia, a residente Clara Pechmann M. El Sabbagh requereu formalmente o grau de especialista em nome dos colegas ao Dr. César Minelli, Coordenador da COREME, que confirmou a outorga do título, permitindo assim que os novos especialistas iniciem suas carreiras com total capacidade para exercer suas funções.
Diversos discursos emocionantes foram proferidos, como o da oradora da turma, Dra. Débora Ferreira Vitoretti, que lembrou com carinho das experiências compartilhadas e dos aprendizados adquiridos no hospital, além de realizarem homenagens aos colaboradores do hospital que marcaram suas jornadas, incluindo profissionais de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia.
A solenidade foi encerrada com palavras de motivação e encorajamento de autoridades como o Dr. Lucas Massari, Dr. Paulo Bernardi, Prefeito Cido Ferrari, e do Diretor do Hospital, Sr. João Marchesan, que destacaram a importância da formação contínua e os desafios futuros que os novos médicos enfrentarão.
Após o encerramento oficial das atividades, os presentes foram convidados a um coquetel no restaurante do Matão by Mercure, momento de confraternização e celebração pelos anos de dedicação e esforço.
De acordo com Denise Minelli, superintendente do HCFM, “mais uma vez, o Hospital Carlos Fernando Malzoni demonstra seu compromisso com a excelência em saúde, mantendo-se como uma referência educativa e assistencial na região. Parabenizo os doutores Clara, Débora e Matheus por esta destacada conquista, e desejamos um futuro promissor em suas carreiras médicas”.

Assista às matérias produzidas pela TVM / Rádio saudades e Portal Fala Matão (Alex Gasoni)

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Hospital de Matão avança em qualidade com a 2ª Visita Presencial PROADI-SUS

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Hospital Carlos Fernando Malzoni (HCFM) recebeu, pela segunda vez, a equipe do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para uma visita presencial em 2025. Este encontro proporcionou uma oportunidade valiosa para capacitar a equipe do hospital em “Ferramentas da Qualidade”, com ênfase em técnicas como Brainstorming, Diagrama de Ishikawa e os 5 Porquês.
Com a orientação das especialistas Aline Zamarro e Elen Moda, do PROADI-SUS, o evento foi marcado por dinâmicas que visam aprimorar a gestão hospitalar e elevar a qualidade do atendimento aos pacientes. Estas ferramentas são fundamentais para identificar problemas, analisar causas e implementar melhorias práticas, consolidando um ambiente de saúde seguro e eficiente.
Além das capacitações, a visita incluiu avaliações minuciosas nas áreas foco do projeto, com atenção especial às documentações exigidas no primeiro módulo. Este processo de verificação é crucial para garantir que o hospital atenda aos rigorosos padrões do projeto e continue no caminho da excelência.
O compromisso do HCFM com a inovação e a excelência em serviços de saúde é evidente em sua parceria com o PROADI-SUS. Incorporando práticas avançadas e tecnologias de ponta, o hospital reafirma seu papel como uma referência no cuidado à saúde pública no Brasil, beneficiando não apenas seus pacientes, mas também se posicionando como um modelo de gestão hospitalar no país.
Essa iniciativa reflete a determinação do HCFM em melhorar continuamente seus processos internos e fomentar um sistema de saúde mais eficaz e humano, atendendo às necessidades da sua comunidade com dedicação e expertise.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Hospital de Matão Reinaugura Posto B SUS

No dia 19 de fevereiro, o Hospital Carlos Fernando Malzoni reinaugurou o Posto B que atende ao Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço, que foi Inaugurado em outubro de 2012 como parte da “Ala Lorenzo Beggio”, foi revitalizado depois de treze anos, em linha com o objetivo de aprimorar o espaço e a qualidade assistencial.
As reformas empreendidas no Posto B coincidem com melhorias já realizadas no Posto A, incluindo novas instalações de pisos, modernização de banheiros e atualização completa das redes hidráulicas e elétricas. Este esforço assegura não apenas um ambiente mais confortável, mas também seguro para pacientes, que agora retornam ao Posto B após uma estadia provisória no Posto D. O engenheiro Jonas Contarim, gerente de manutenção e segurança do Hospital, destacou a abordagem meticulosa adotada nas obras, visando minimizar interrupções nos serviços de saúde.
Desde setembro de 2024, outras importantes reformas foram implementadas em várias áreas críticas do hospital. O ambulatório de ortopedia, por exemplo, passou a oferecer um ambiente renovado, com novas pinturas, pisos e uma sala de espera mais ampla. No contexto de segurança, foram instalados hidrantes, portas corta-fogo e sistemas modernos de alarme para atender integralmente as normas de prevenção contra incêndios.
Os investimentos em infraestrutura também alcançaram os apartamentos da enfermaria do terceiro andar e o Posto C do segundo andar, que atende aos planos de saúde, que ganharam camas elétricas e ar-condicionado, proporcionando maior conforto aos pacientes.
Ainda em 2024, outros progressos notáveis incluíram a modernização da recepção do serviço de imagem, conhecida como HIMAGEM, inaugurada no dia 19 de dezembro. Com uma entrada dedicada, a nova recepção foi projetada para facilitar o acesso a serviços diagnósticos aos pacientes que utilizam os serviços de tomografia, ressonância magnética, densitometria e raio-x, destacando-se pelo design moderno e capacidade de atendimento.

De acordo com Denise Minelli, superintendente do HCFM, “essas melhorias contínuas reforçam o compromisso do nosso hospital com a prestação de cuidados de saúde de alta qualidade. Em cada etapa, o hospital reafirma seu papel de liderança em saúde pública, empenhando-se não só em atender, mas em superar as expectativas de segurança e conforto de seus pacientes e colaboradores”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Inscrições para a nova turma do curso de Instrumentação Cirúrgica estão abertas!

CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA – COM CERTIFICADO 🔹

Em MAIO, daremos início ao curso com uma nova turma e você pode fazer parte disso.
É uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento com excelentes profissionais e aprimorar suas habilidades na área.
Podem participar: alunos de Enfermagem, Técnico/Auxiliar, alunos de Medicina, Profissionais da Saúde.

📆 As aulas serão presenciais e terão início no dia 24/05/2025, no Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) do Hospital Carlos Fernando Malzoni.

Garanta já a sua inscrição!
📱 (16) 99761-1616 – WhatsApp.
📞 (16) 3383-2522

Hospital de Matão alerta para a tentativa de golpe financeiro envolvendo familiares de pacientes

Golpe do “falso médico” atinge familiares de pacientes do Hospital Carlos Fernando Malzoni

O Hospital Carlos Fernando Malzoni (HCFM)  alerta a população sobre um golpe que vem se tornando recorrente em todo o país: criminosos se passam por médicos para extorquir dinheiro de familiares de pacientes internados. Em entrevista exclusiva concedida ontem, 12 de fevereiro, à TVM e Rádio Saudades, a superintendente do HCFM, Denise Minelli, detalhou a ação dos golpistas e reforçou os cuidados necessários para evitar novas vítimas.
De acordo com Denise Minelli, os criminosos ligam para familiares informando sobre a necessidade de exames ou procedimentos médicos caros e urgentes para o paciente internado. Sob a pressão da situação e com a preocupação natural pela saúde do ente querido, as vítimas acabam cedendo à pressão e realizando os pagamentos solicitados, muitas vezes em altas quantias.
A estratégia dos golpistas, porém, não se limita aos familiares. Segundo a superintendente, há relatos de ligações para funcionários do próprio hospital, onde os criminosos se passam por médicos para obter informações sobre pacientes. Minelli enfatiza que o HCFM possui protocolos rígidos de segurança e privacidade dos dados dos pacientes e que todo o corpo clínico e administrativo está ciente e orientado sobre esses golpes.
“Todos os nossos pacientes são orientados e assinam um documento confirmando que o Hospital Carlos Fernando Malzoni jamais solicita pagamentos diretamente a eles ou seus familiares”, afirma Denise Minelli. “Infelizmente, esses criminosos exploram a fragilidade emocional de quem tem um parente internado, aproveitando-se da vulnerabilidade do momento”.
Diante da recorrência do golpe, mesmo que não tenha obtido sucesso, já que ninguém cedeu ao pagamento ao falso médico,  o HCFM reforça a recomendação de atenção redobrada. Qualquer contato telefônico solicitando pagamentos em nome do hospital deve ser tratado com extrema cautela. Em caso de dúvida, o HCFM orienta que os familiares entrem em contato diretamente com a instituição por meio dos canais oficiais, evitando qualquer tipo de transação financeira sem antes ter a informação confirmada por uma fonte confiável.
As autoridades competentes estão cientes dos crimes e trabalham para identificar e prender os responsáveis. A superintendente do HCFM alerta a população para ficar vigilante e evitar se tornar vítima desse tipo de golpe.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Entrevista com a hematologista Dra. Fernanda Borges sobre o fevereiro laranja

Fevereiro Laranja: Conscientização sobre Leucemia com a Dra. Fernanda Borges Ribeiro

O Hospital Carlos Fernando Malzoni celebra o Fevereiro Laranja através de uma campanha focada em conscientizar a população sobre a leucemia. Em uma entrevista especial conduzida por Thadeu Barbieri e Daércio Neto da TVM, a médica hematologista Dra. Fernanda Borges Ribeiro compartilhou informações valiosas sobre o tema.
Dra. Fernanda destacou como a leucemia, apesar de rara, ainda provoca grande medo nos pacientes. Ela explicou que o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz, especialmente porque a leucemia pode se desenvolver rapidamente. “Precisamos estar atentos aos sintomas como cansaço extremo, hematomas inexplicáveis e infecções recorrentes”, orientou a médica.

A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA
Um ponto crucial abordado foi a importância das doações de sangue e de medula óssea. A Dra. Fernanda ressaltou o papel vital que essas doações têm no tratamento dos pacientes, especialmente os atendidos pelo SUS, que lida com a maioria dos casos de leucemia no Brasil. “A população pode ter um impacto direto na melhoria da vida dos pacientes com a conscientização e ações de doação”, afirmou.
Além de conscientizar, a campanha do Fevereiro Laranja também busca desmistificar o processo de doação de medula óssea. Dra. Fernanda explicou que o procedimento é mais simples do que muitos imaginam e convidou a todos a se cadastrarem como doadores nos bancos de sangue regionais.
A entrevista com a Dra. Fernanda Borges Ribeiro reforça o compromisso do Hospital Carlos Fernando Malzoni em promover a educação e o apoio à saúde pública através de campanhas como o Fevereiro Laranja. Ao informar e engajar a comunidade, o hospital contribui significativamente para o combate à leucemia.
Para aqueles interessados em se envolver, o hospital incentiva a busca por mais informações sobre como doar sangue e medula óssea, lembrando que cada gesto de solidariedade pode salvar vidas.
O Hospital Carlos Fernando Malzoni está comprometido em ampliar o conhecimento e ações que visem uma saúde melhor para todos. O convite fica aberto para toda a comunidade: vamos juntos fortalecer essa corrente de solidariedade e apoio!

Assista ao vídeo com a entrevista completa:

  Dra. Fernanda Borges também foi entrevistada pelo repórter Luiz Esteves no Centro Oncológico do HCFM, e orientou a respeito dos detalhes para a doação de medula óssea..
Assista no vídeo abaixo:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
X