No Dia Mundial da Doação de Leite Materno, comemorado no dia 19 de maio, o momento é de celebração e conscientização sobre a importância desse gesto humanitário.
O Hospital Carlos Fernando Malzoni possui um Posto de Coleta de Leite Humano, que realiza a coleta desse leite, que tem todas as características adequadas para o organismo do bebê. Esse serviço é gratuito, feito com toda a segurança, e favorece aos prematuros internados na Unidade Intensiva Neo Natal do Hospital de Matão.
A fonoaudióloga Thais Baldan, Coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do HCFM e consultora em Amamentação, explica que “todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado aos recém-nascidos prematuros. Esses prematuros que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães, tem a chance de receber os benefícios do leite materno como a doação”, conclui.
Ainda de acordo com Thaís, o Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, com 221 unidades e 186 postos de coleta, apesar da estrutura e mobilização, o número de doações ainda é baixo. Neste ano, entre os meses de janeiro a abril, o Posto de Coleta do HCFM recebeu de doação de 46,1 litros de leite humano. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir aproximadamente 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTI Neonatal).
Para celebrar a data, a equipe de Thaís preparou um brinde para entregar a todas as voluntárias doadoras de leite humano: uma mama feita em tricô e um cartãozinho.
Quem Pode doar leite?
Toda mulher que amamenta é possível ser doadora de leite humano. Basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. A produção de leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz.
Quem tiver interesse em fazer doação de leite humano, o Hospital de Matão realiza a coleta na própria residência, bastando agendar a visita pelo telefone 3383-2500 Ramal 2133 – Posto de Leite, que fica na Rua Brasília 626, defronte à recepção principal do HCFM.