Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500
Cursos, Eventos

ECMO TEAM MATÃO! Mais um passo de excelência

O Hospital de Matão realizou a primeira etapa de treinamento para a formação de um time multidisciplinar de profissionais de saúde especializados em ECMO. Nos dias 3 e 4 de dezembro, a equipe da Smartperfusion e da Corção e Perfusão, lideradas por Júlio César Francisco e Cibele Sperone, estiverem no CEP – Centro de Ensino e Pesquisa do HCFM para o primeiro passo para a formação da ECMO TEAM MATÃO, ou o time especializado nessa técnica em Matão.
ECMO, ou Oxigenação por Membrana Extracorpórea (do inglês Extracorporeal Membrane Oxygenation), é uma técnica de suporte de vida extracorporal utilizada em doentes com falência cardiovascular ou pulmonar. Por intermédio de uma bomba, o sangue circula por um pulmão artificial fora do corpo e regressa reoxigenado à corrente sanguínea. Por se tratar de um procedimento considerado de alto risco, a técnica é recomendada somente para pacientes em estado grave, e que atendam a determinadas condições. Quando a ventilação mecânica já não consegue atender à demanda de oxigênio que o paciente necessita, a ECMO pode ser uma alternativa recomendável, promovendo equilíbrio da circulação sanguínea, e permitindo que pulmão e coração do paciente possam se recuperar. Embora a técnica exista há mais de 40 anos, os riscos que envolvem esse procedimento ainda são expressivos: pode ocorrer hemorragia, infecção, embolia, AVC.
A primeira ECMO foi realizada no Hospital de Matão no último mês de julho, graças aos cirurgiões cardíacos especialistas nesse procedimento, os doutores Gustavo Calado de Aguiar Ribeiro e Eduardo Toshimitsu Watanuki, ambos da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na ocasião já contando com o apoio da Smart Perfusion Brasil.
De acordo com o Chefe da UTI do Hospital de Matão, Dr. Flávio Borsetti, este é um sonho que se realiza: “Concluímos o primeiro passo de um sonho. O sonho de nos tornarmos um centro ECMO. Queria agradecer muito à equipe da Smartperfusion e da Corção e Perfusão nas pessoas do Júlio e da Cibele pelas brilhantes aulas teóricas e práticas e todo conhecimento que nos foi transmitido. Novas etapas virão pela frente e estaremos juntos, se Deus quiser!”
A ECMO ainda é uma técnica dispendiosa, não tem cobertura pelo SUS, nem consta no rol de procedimentos da ANS, ou seja, também não é coberto pelos planos de saúde.
Com todos os desafios, trata-se de mais um avanço da medicina que pode salvar muitas vidas, e num futuro próximo poderá se tornar viável à população.
Denise Minelli, superintendente do Hospital de Matão, disse que “o Hospital de Matão tem um compromisso com a excelência, e isso inclui as novas tecnologias”.

Veja a reportagem produzida pela TVM, da qual agradecemos pela parceria:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
AnteriorPróximo
X