Dia 20 de março comemoramos o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, com o intuito de alertar a população sobre o risco e também sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
A equipe de fonoaudiologia do Hospital Carlos Fernando Malzoni fez uma camiseta alusiva ao tema, e realizou ações internas no sentido de promover um maior conhecimento da disfagia.
O que é Disfagia?
A disfagia é a dificuldade para engolir alimentos, líquidos ou saliva em qualquer etapa do trajeto da boca ao estômago.
O que causa a disfagia?
Causas comuns incluem problemas com o sistema nervoso, músculos ou problemas mecânicos envolvendo a cabeça e pescoço e também pode decorrer do envelhecimento natural.
Sinais e Sintomas de Disfagia:
- Dificuldade de mastigar ou manter o alimento dentro da boca;
- Tempo prolongado para engolir;
- Necessidade de engolir várias vezes;
- Dor ao engolir/Sensação de alimento parado na garganta;
- Escape de alimento pelo nariz durante a alimentação;
- Mudança na voz ao engolir (voz molhada);
- Tosse ou engasgo frequentes durante as refeições ou ao deglutir saliva;
- Perda de peso;
- Pneumonia de repetição
- Falta de interesse em se alimentar;
As alterações da deglutição são diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros e nutricionistas e fundamentalmente por fonoaudiólogos que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função.
A disfagia não é uma doença por si só, mas um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindível a orientação e tratamento adequados, pois além de provocar problemas emocionais e isolamento social, traz consequências tais como: desidratação, desnutrição e pneumonia podendo chegar ao óbito.
A atenção eu o auxílio a pessoas com dificuldades em engolir são importantes para diminuir as complicações provocadas pela Disfagia e ao sinal de qualquer alteração deve se procurar um Fonoaudiólogo.
Assista abaixo à matéria realizada pela TVM relacionado à Disfagia e as ações realizadas pela equipe de fonoaudiologistas do Hospital de Matão.
Setor de Fonoaudiologia
Hospital Carlos Fernando Malzoni
(atualização em 25/03/2022)