No dia 29 de novembro de 2023 o Hospital Carlos Fernando Malzoni participou de uma cerimônia na sede da Secretaria da Saúde, em que o governador Tarcísio de Freitas anunciou um aporte estadual de R$ 48,5 milhões para o recém-lançado Mutirão de Ortopedia. Esse montante será destinado a procedimentos ortopédicos de média e alta complexidade em unidades de saúde de todas as regiões do estado, visando atender a uma demanda acumulada de mais de 26 mil pacientes à espera dessas cirurgias.
Durante a cerimônia, Tarcísio de Freitas expressou sua satisfação em anunciar o Mutirão de Ortopedia, destacando a meta de zerar a fila de espera para a realização dessas cirurgias. O Governador ressaltou o compromisso com a saúde como principal desafio, afirmando que esta é tratada como prioridade.
Além do governador, participaram da cerimônia o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deputados, vereadores, representantes de diversas prefeituras e gestores de serviços de saúde da rede pública e conveniados ao SUS. Pelo HCFM estiveram presentes Denise Minelli, superintendente, e Natália Ferrari Vedroni, gerente de serviços de saúde.
Com esse novo investimento, o total aplicado pelo Governo de São Paulo em mutirões de cirurgias atinge a marca de R$ 923,5 milhões em 2023. Os recursos do Mutirão de Ortopedia serão direcionados a unidades de saúde capacitadas para executar os procedimentos previstos no programa, que inclui o Hospital de Matão, referência em ortopedia.
Eleuses Paiva enfatizou que todos os hospitais conveniados ao SUS de São Paulo podem aderir ao Mutirão de Ortopedia. A meta é aproximar-se das 26 mil cirurgias até o final deste ano e, com a implementação da Tabela SUS Paulista e incremento planejado, e manter o mutirão em funcionamento ao longo de todo o ano de 2024.
O objetivo é eliminar o colapso nas cirurgias ortopédicas nos próximos 24 meses, proporcionando um atendimento mais eficaz e melhorando a qualidade de vida da população. Essa estratégia faz parte das ações do Governo de São Paulo para redução das filas de espera por cirurgias, que se intensificaram durante a pandemia. Dados atualizados em setembro indicam que mais de um terço das cirurgias eletivas realizadas em São Paulo em 2023 foram resultado de mutirões, totalizando 240.450 procedimentos de um total de 746.911 realizados no estado ao longo do ano.
De acordo com Denise Minelli, “o nosso Hospital está inteiramente compromissado com a eliminação das filas das cirurgias ortopédicas. Tivemos um período bastante difícil com as limitações importas pela pandemia. Nós sofremos junto com os pacientes, porém, nossas esperanças se renovam, graças ao empenho de governantes comprometidos com a saúde. Estamos preparados para colocar todo nosso time nesse Mutirão”.