No dia 18 de janeiro de 2022 o Hospital Carlos Fernando Malzoni, em parceria com a Prefeitura de Matão, iniciou as atividades da Unidade de Síndrome Gripal Aguda – “Gripário”, localizada na Avenida 7 de Setembro, 856, onde era o antigo fórum da cidade.
O Projeto de Lei (PL) 5/2022 que regulamenta este convênio foi aprovado por unanimidade em Sessão Extraordinária realizada no dia 11 de janeiro de 2022.
Todo esse movimento deve-se ao aumento expressivo de casos da gripe e COVID-19 desde o início de janeiro de 2022.
No caso da síndrome gripal, a procura por atendimento no Pronto Socorro do HCFM começou a aumentar no dia 25 de dezembro de 2021, quando praticamente dobrou a quantidade de pacientes com síndrome gripal. A média de atendimentos por síndrome gripal no início de dezembro, na faixa dos 40 atendimentos diários, aumentou para 89, chegando a 134 casos no dia 29 de dezembro de 2021. No começo de 2022 os atendimentos para síndrome gripal aumentaram para 219 no dia 4 de janeiro de 2022, mantendo essa média nos dias seguintes.
Em relação à COVID-19, no final de dezembro de 2021 o HCFM registrava 2 pacientes internados na Enfermaria e 2 na UTI. No dia 6 de janeiro de 2022 a Enfermaria registrava 11 pacientes na enfermaria e os mesmos 2 na UTI.
A situação se apresentava insustentável no Pronto Socorro, com uma aglomeração que colocava em risco pacientes com outras patologias.
Por isso, a Administração do Hospital e Prefeitura se uniram para a tomada de medidas emergenciais, que culminou na criação do gripário.
Desde a aprovação desse convênio, o Hospital de Matão iniciou uma grande operação envolvendo dezenas de colaboradores, que precisou colocar o Gripário em pleno funcionamento no prazo de alguns dias.
Foi necessária a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos, funcionários administrativos, manutenção, segurança, e ainda os cuidados emergenciais no antigo prédio do fórum, envolvendo hidráulica, elétrica, TI, pintura, limpeza, comunicação visual e mobiliário.
O Gripário irá funcionar pelo período de 60 dias, podendo ser prorrogado para mais 30 de acordo com a necessidade. A capacidade de atendimento diário é de até 300 pessoas, todos os dias da semana, no horário das 9h00 às 21h00.
Testes COVID
No dia 14 de janeiro de 2022 o Hospital Carlos Fernando Malzoni recebeu uma doação de 2000 testes de COVID-19 do tipo Nasofaringe. Essa doação foi intermediada pelos vereadores Paulo Bernardi e Ana Mondini junto ao deputado estadual Adalberto Freitas e do Superintendente do Ministério da Saúde em SP, José Carlos Paludeto.
O aumento exponencial na demanda de testes em todo o mundo tem preocupado as autoridades no Brasil, que já tem dificuldade em adquiri-los. No caso de Matão, a Secretaria de Saúde entregou os 2000 testes ao Hospital, que estão sendo utilizados sob rigorosos critérios médicos, ou seja, serão aplicados nas pessoas que apresentarem sintomas, e que tiverem comorbidades que possam agravar a doença. Aqueles que estão com sintomas de gripe e não foram testados, devem manter uso rigoroso de máscara adequada e ficar isolado para não contaminar outras pessoas com covid, ou mesmo gripe influenza.
Essa medida incomodou muitas pessoas que se dirigiram ao Gripário com o objetivo de se submeterem ao teste de COVID-19, por estarem preocupadas, outros por terem tido contato com pessoas contaminadas, ou até que apresentavam alguns sintomas gripais.
Importante salientar que no “Gripário” as pessoas são examinadas por enfermeiros, médicos, e os casos graves, ou com tendência a se agravarem, são encaminhados ao Hospital para internação ou exames complementares.
Efetividade do “Gripário”
Nos dois primeiros dias de atendimento, 18 e 19 de janeiro, o Gripário já mostrou que é capaz de aliviar o fluxo de atendimento no Pronto Socorro.
Foram atendidas 223 pessoas no dia 18 e 217 no dia 19 de janeiro. Desse total, 45 realizaram teste rápido para COVID-19, sendo que 19 estavam positivados.
Comparativamente, nesses dois dias, o Pronto Socorro de Matão atendeu 166 pessoas com síndrome gripal, demonstrando a efetividade do “Gripário”, prestando um serviço direcionado aos pacientes com síndrome gripal, e oferecendo maior segurança aos pacientes do Pronto Socorro para o atendimento de outras patologias, incluindo urgência e emergência.
De acordo com a superintendente do Hospital de Matão, Denise Minelli, “estamos cumprindo todas as diretrizes estabelecidas pelo convênio aprovado pela Prefeitura de Matão, e utilizando os dois mil testes para COVID com critério médico. Apesar de todas essas ações, obteremos sucesso contando com os cuidados da população, respeitando o distanciamento e utilizando máscaras de proteção. A pandemia continua em plena atividade”.
Horário de atendimento:
Local:
Capacidade de atendimento: