O cirurgião oncológico, Bruno Abade, passou a integrar a equipe de especialistas do Centro de Oncologia do Hospital Carlos Fernando Malzoni. Formado no campus da PUC-SP na cidade de Sorocaba em 2006, fez residência médica em cirurgia geral de 2008 a 2010 no Hospital Municipal Cármino Caricchio, no bairro do Tatuapé em São Paulo, e residência em cirurgia oncológica de 2010 a 2013 na Fundação Pio XII no Hospital de Amor de Barretos. Bruno é dedicado à cirurgia minimamente invasiva do câncer do aparelho digestivo, melanoma e sarcoma. Se atualizando constantemente em simpósios, meeting e congressos, o profissional busca oferecer sempre o melhor atendimento aos seus pacientes. Agora, está no hospital de Matão prestando seus serviços aos conveniados do HSaúde, mas também demais convênios e particulares.
Segundo Bruno, a intenção é oferecer tratamento oncológico especializado humanizado para população de Matão e região. “O hospital Carlos Fernando Malzoni conta com uma estrutura completa para tratamento oncológico , com confortáveis acomodações, equipe multidisciplinar, serviço de imagem e terapia intensiva, assegurando o tratamento para os pacientes de Matão e região, portanto, estamos muito satisfeitos em fazer parte deste time de colegas extremamente profissionais e em um hospital que oferece o que há de mais moderno em termos de tratamento e estrutura aos seus pacientes. Estamos aqui para atender a todos com muito carinho e empenho”, diz.
Câncer do Aparelho Digestivo
O tubo digestivo é o conjunto de órgãos envolvidos na digestão dos alimentos, desde a boca até o intestino, incluindo ainda a faringe, o estômago, o esôfago. O crescimento anormal das células nessas áreas pode gerar tumores, chamados de câncer. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura aumentam muito. Existem diversos fatores envolvidos no desenvolvimento de tumores ou câncer do aparelho digestivo, sendo que uma das mais conhecidas é a tendência genética, por isso o histórico médico familiar é um ponto importante a ser avaliado pelo médico. Porém, existem outros fatores de risco para a doença: tabagismo; consumo excessivo de álcool; idade avançada; obesidade; infecções causadas por bactéricas; alimentação pobre em fibras; consumo em excesso de carne vermelha e embutidos. Os sintomas do câncer do aparelho digestivo podem demorar a se manifestar e, em muitos casos, é confundido com outros distúrbios e doenças, o que pode atrasar o início do tratamento adequado. Entre os principais sintomas apresentados, podemos citar: emagrecimento acentuado (sem motivo);dificuldade para se alimentar; náuseas e vômitos; cansaço excessivo; anemia; diarreia ou constipação ;problemas na digestão; dor na região do abdômen; fezes com sangue ou de cor escura. Os avanços médicos nos últimos anos permitem visualizar até mesmo lesões pequenas, facilitando o tratamento. A prevenção do aparelho digestivo envolve principalmente cultivar bons hábitos de alimentação. A prática de atividades físicas também é uma das formas de prevenção mais eficazes contra o câncer do aparelho digestivo.Se manter em dia com as consultas médicas de rotina, mesmo sem apresentar nenhum sintoma ou queixa específica, também é essencial para prevenir diversos problemas de saúde e garantir uma vida saudável. Vale lembrar que a maioria dos casos diagnosticados são curáveis, especialmente quando descobertos no estágio inicial.