Dia 19 de maio é o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. O Hospital Carlos Fernando Malzoni comemora a data lembrando a necessidade de conscientização sobre a importância desse gesto humanitário.
O HCFM possui o Posto de Coleta de Leite Humano, anexo à Casa da Gestante, que realiza a coleta desse leite graças à boa vontade de mães em período de amamentação, que semanalmente fornecem leite humano. Esse leite passa por análise, pasteurização, e é servido aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados na UTI Neonatal do Hospital de Matão.
O leite humano possui todas as características adequadas para o organismo do bebê. O serviço é gratuito, feito com toda a segurança.
O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo, com 221 unidades e 186 Postos de Coleta, apesar da estrutura e mobilização o número de doações ainda é baixo.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite humano consegue suprir aproximadamente 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em unidade de terapia intensiva neonatal.
Quem pode doar leite
De acordo com Thaís Baldan de Camargo, Coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do HCFM e consultora em Amamentação, “toda mulher que amamenta é possível doadora de leite humano. Basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira. A produção de leite depende do esvaziamento da mama, por isso quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz”, explica.
O Posto de Leite precisa de ajuda! Seja doadora!
O Posto de Leite Humano do Hospital de Matão está precisando de doadoras. Quem tiver interesse em fazer doação de leite humano, o Hospital de Matão realiza a coleta na própria residência, bastando agendar a visita pelo telefone 3383-2500 Ramal 2133 – Posto de Leite, que fica na Rua Brasília 626, defronte à recepção principal do HCFM.