Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500
Notícias

Hospital de Matão inaugura Unidades de AVC

O Hospital Carlos Fernando Malzoni inaugura as Unidades de AVC para tratamento de pacientes acometidos por AVC – Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como “derrame”. O serviço está disponível para pacientes SUS e de convênios, por iniciativa do médico neurologista e pesquisador do HCFM, Dr. César Minelli. 
Unidades de AVC são unidades dedicadas aos cuidados da fase agudo de pacientes que sofreram AVC (derrame), em que uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais atuam em conjunto aos pacientes que tiveram AVC. A atuação dos profissionais visa reduzir a incapacidade funcional e a e as complicações na fase aguda desses pacientes. A unidade promove tratamento e reabilitação precoces, auxilia na prevenção de complicações, como a úlcera de pressão (escaras), trombose nas pernas, infecção, aspiração com consequente pneumonia, crise convulsiva, identificando fatores de risco e implementação de medidas necessárias para prevenção. 
As unidades de AVC já são uma realidade em vários hospitais de referência, como o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Oswaldo Cruz, Sírio Libanês, Albert Einstein, dentre outros. De acordo com o Dr. Cesar Minelli, “todo hospital grande já tem uma unidade de AVC, que é para prestar esse tipo de cuidados voltados a pacientes com AVC, para evitar complicações nas primeiras 48 a 72h”, explica.
O Hospital de Matão se destaca como referência nesse tipo de serviço, graças ao trabalho desenvolvido por Minelli há mais de 20 anos.
De acordo com a enfermeira Esther Langhi, gerente assistencial, e uma das colaboradoras desse projeto, as Unidades de AVC ficam em áreas do SUS e de convênios, de acordo com a demanda de casos de AVC existentes.
O Hospital de Matão já segue protocolos internacionais e possui um sistema de atendimento para pacientes com AVC desde o Pronto Socorro, denominado JOIN, que presta atendimento diferenciado nesses casos em parceria com neurologistas do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP. Dr. Minelli destaca que nosso hospital é o único da região que tem essa parceria com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
Na avaliação do Dr.Minelli, “quando o paciente internar no HCFM por AVC, se as condições clínicas permitirem, ele não vai mais para um leito comum de enfermaria; ele irá para uma Unidade de AVC, onde será avaliado com base na sistematização de atendimento multiprofissional criada para esse fim”.
Para Denise Minelli, superintendente do HCFM, “a busca da excelência exige dedicação, estudo, tolerância e um amor incondicional. Isso não nos falta. Pautados nesses valores, seguimos confiantes”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
AnteriorPróximo
X