No dia 13 de abril de 2023 o Hospital Carlos Fernando Malzoni participou do lançamento do Projeto de Regionalização da Saúde de São Paulo. Na ocasião estiveram presentes o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prefeitos de 167 cidades, incluindo o de Matão, Cido Ferrari, deputados, e gestores hospitalares de todo o Estado. O Hospital de Matão esteve representado pela sua superintendente, Denise Minelli.
O Projeto de Regionalização da Saúde de São Paulo visa focar a atenção nos hospitais de alta complexidade, cuja ocupação de leitos vive no limite. De acordo com Tarcísio de Freitas, se aumentar a atenção aos hospitais de pequeno porte, destinando recursos, e permitindo atenderem melhor a média complexidade, os hospitais de alta complexidade conseguirão atender à grande demanda de atendimentos, podendo inclusive eliminar as filas de espera. O Governador afirmou ainda que os recursos para a saúde serão remanejados, a fim de que essa regionalização obtenha sucesso.
Denise Minelli teve a oportunidade de conversar rapidamente com o Governador Tarcísio de Freitas, com o Secretário de Saúde do Estado Eleuses Paiva, e ainda com o atual Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab. Denise disse que “o raciocinio do Governador é coerente, quando ele compara o aumento da necessidade de recursos para a saúde destinados a uma população idosa que cresce exponencialmente. Essa regionalização da saúde poderá resultar em apoio essencial aos nossos hospitais”. Além desse Projeto, houve a assinatura de um Termo de Cooperação com a Organização Pan Americana da Saúde – OPAS, ligada à Organização Mundial de Saude. A representante da entidade, Socorro Gross Galiano reiterou a sua confiança no Sistema Único de Saúde – SUS, e declarou o seu apoio às iniciativas do governo paulista para a melhoria da saúde no Estado, e que este seja um exemplo a ser seguido em todo o país.
Veja imagens abaixo, e ainda um vídeo com parte do discurso do Governador Tarcísio de Freitas explicando o projeto