No dia 15 de dezembro, o diretor Roberto Cadioli e a superintendente do Hospital Carlos Fernando Malzoni, Denise Minelli, se reuniram com o governador Tarcísio de Freitas e com o deputado federal Luiz Carlos Motta para discutirem o projeto de expansão da instituição.
O plano inclui a construção de três pavimentos, dedicados à hemodiálise, futura oncologia e administração. A expansão da hemodiálise irá aumentar consideravelmente o volume de atendimento de pacientes na região, enquanto o novo setor de oncologia aguarda ministério da saúde credenciamento no sus o que já está sendo tratado com a Delegacia Regional de Saúde – DRS e a Secretaria estadual de Saúde – SES. O terceiro pavimento abrigará a estrutura administrativa do hospital, otimizando a gestão dos serviços e liberando espaços para áreas consideradas nobres para serviços assistenciais dentro do hospital.
O deputado Motta destacou a parceria, enfatizando que os investimentos não beneficiarão apenas a comunidade local, mas toda a região.
O projeto, assinado pela Pinotti Engenharia e Santana Projetos e Construções, inclui ainda a reforma do antigo Fórum, que é parte do patrimônio do Hospital, que irá receber o Centro de Ensino e Pesquisa – CEP, que atualmente ocupa o casarão da Rua Sinharinha Frota, 662. Essa transferência para o novo prédio irá fortalecer a formação profissional na área da saúde.
Os investimentos para a expansão somam R$ 40.269.248,75, cobrindo uma área de construção de 5.433,25 metros quadrados. A reforma do prédio existente, destinada ao Centro de Ensino e Pesquisa, está orçada em R$ 2.488.179,01, com uma área de reforma de 1.666,66 m².
As verbas ficaram de ser liberadas entre 2024 e 2025, quando ocorrerá a inauguração do novo prédio e do CEP.
De acordo com Denise Minelli, superintendente do Hospital de Matão, “a falta de vagas de hemodiálise é um problema nacional. O novo prédio irá aliviar a carência de vagas em nível regional. O pavimento destinado à oncologia atenderá a nossa meta de credenciamento junto ao SUS e Secretaria de Saúde para que o tratamento oncológico possa ser realizado na nossa cidade; o terceiro pavimento servirá para a transferência do nosso administrativo, já que não temos mais espaço para ampliação. Finalmente, a transferência do CEP para o prédio reformado do antigo fórum permitirá a nossa sonhada ascensão na área de ensino na área da saúde. É o nosso Hospital crescendo para servir mais e melhor”.
Assista à entrevista concedida por Denise Minelli no Programa Daércio Neto da TVM: