Trabalhando no limite, o Hospital Carlos Fernando Malzoni continua atendendo casos crescentes da doença
O Hospital Carlos Fernando Malzoni registrou 73 pacientes internados por COVID no último dia 27 de maio de 2021. Foi o maior número registrado desde o início da pandemia, em março/2020.
Desde a decretação do início da pandemia, a diretoria do Hospital de Matão já alertava sobre a necessidade do distanciamento social, do uso de máscara e a responsabilidade de cada cidadão no trato com a COVID, que já beira os 168,4 milhões de casos no mundo, com a morte de 3,5 milhões de pessoas.
Em 2020 a cidade de Matão registrou 30 mortes pela COVID, mas em 2021 o quadro se agravou. Desde o mês de março o Hospital de Matão tem enfrentado o problema da superlotação dos leitos de UTI, e o número de mortes tem aumentado de forma preocupante. O último Boletim emitido pela Prefeitura de Matão contabilizou 132 óbitos pela COVID, com mais de 4.680 casos confirmados desde o início da pandemia.
Os hospitais do país estão enfrentando o dilema da falta de leitos de UTI e o problema da escassez de medicamentos, em especial aqueles relacionados aos procedimentos para intubação, o chamado kit intubação, composto por sedativos e bloqueadores neuro musculares.
Este problema também afeta a cidade de Matão, e o único hospital da cidade tem se esforçado ao máximo para salvar vidas, tendo que dispor de recursos próprios para atender todas as demandas.
O Hospital está importando materiais do kit intubação e ajuizou uma ação contra a União para obrigar o governo a fornecer tais medicamentos.
O Pronto Socorro do HCFM tem enfrentado uma enorme demanda que atende tanto casos de COVID como todos os demais casos de saúde que afetam a população matonense.
De março de 2020 até maio de 2021 (base dia 25) foram registrados 61.866 atendimentos no Pronto Socorro. Desse total, 47.974 foram de casos não graves, ou seja, 77,5% dos atendimentos realizados no Pronto Socorro do HCFM não deveriam procurar essa unidade, que existe para atender casos de urgência e emergência.
No início de maio/21 a Prefeitura de Matão anunciou a contratação de oito médicos por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Essa contratação poderá ser um primeiro passo para distribuir os atendimentos relacionados à saúde básica.
No dia 21 de maio de 2021 o Hospital Carlos Fernando Malzoni, pelo seu diretor Cesar Minelli, a Superintendente Denise Minelli e respectivos gestores, recebeu a visita dos oito novos médicos, acompanhados pelo Secretário de Saúde do Município, Ademir de Souza. Além do momento de integração e troca de ideias, os médicos conheceram as instalações do HCFM.
O Hospital de Matão recomenda para que a população procure o Pronto Socorro somente em situação de urgência e emergência.