Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500

HUMANIZAÇÃO

humanizar é colocar-se no lugar do outro

O que é Humanização?

Humanização é um princípio ético e político orientador da atenção e da gestão em saúde. Baseia-se em diálogo, participação responsável e respeito ao outro – atitudes reguladoras das relações entre os agentes de saúde e os usuários, os profissionais entre si e a instituição, com envolvimento também da rede de saúde e a comunidade.

Grupo de Trabalho de Humanização

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina a empreender uma política institucional da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais da instituição. Algumas ações como “Chá para Gestantes”, “Curso de Gestantes” e “Treinamento para Acompanhantes” aproximam a instituição da paciente que busca segurança no momento do parto. Outras ações implantadas como extensão nos horários de visitas nos postos e UTI, aumentando o acesso de familiares e amigos aos pacientes e possibilitando um maior conhecimento dos procedimentos realizados durante a internação. 

Centro Integrado de Humanização

Ligado diretamente a Administração do Hospital, trabalha em conjunto com o GTH, porém coordena todo o processo de humanização e transformação da Instituição. Fortalece a comunicação interna e externa do hospital com os demais serviços de saúde, busca qualificar os atendimentos das equipes, principalmente através dos alinhamentos das comissões e também dos projetos, tais como Alta Responsável. Detecta determinados nós críticos dentro dos serviços de saúde, buscando incentivar o trabalho em equipe, principalmente de forma multidisciplinar. Está sob coordenação do Centro Integrado de Humanização, porém com autonomia de todos os profissionais envolvidos, garantindo assim a horizontalidade, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e a Equipe Multidisciplinar. Em relação a Ouvidoria, ambos atuam de forma conjunta na solução de certos problemas e discussões de determinados casos. 

Ouvidoria

O serviço de Ouvidoria, fundado em 2009, é considerado um setor estratégico dentro da Instituição, com uma profissional que dedica-se de forma exclusiva ao setor com o objetivo principal de escuta, encontrando soluções imediatas para os mais diversos questionamentos. Realiza também as pesquisas de satisfação ao usuário, instrumento este, que por sua vez, é de extrema importância, pois possibilita avaliação da qualidade das nossas práticas assistenciais, e aponta possíveis melhorias.

Mensalmente apura-se aproximadamente ma média de 500 pesquisas de satisfação, com uma média de 97%, classificados entre bom e ótimo. A Ouvidoria atua também efetivamente junto ao Grupo de Trabalho de Humanização.

Conheça nossos projetos:

  • Programa “Ato de Amor”: Curso para Gestantes, Treinamento Para Acompanhantes de Parto e Chá para Gestantes;
  • Parto Humanizado;
  • Visita Ampliada e Direito a Acompanhante;
  • Projeto “Meu Irmãozinho”: Diariamente às 16h, é liberada a visita de crianças em qualquer faixa etária, desde que acompanhadas, para a mãe internada na maternidade e o recém-nascido;
  • Posto de Coleta de Leite Materno;
  • Centro de Acolhimento Materno Infantil (Casa da Gestante);
  • Presente da Vovó Célia;
  • Doação Enxoval Damas de Caridade;
  • Semana da Mulher;
  • Semana Rosa – Outubro Rosa;
  • Novembro Azul;
  • Projeto “COC – Arte e Alegria;
  • Projeto Paz-lhaçada;
  • Apoio Religioso;
  • Semana da Humanização;
  • Alta Responsável;
  • Projeto “Cantar o Amor”;
  • Doutores da Beleza.
*Sempre que há a solicitação por parte dos voluntários da sociedade, o Grupo de Trabalho de Humanização, acompanha as atividades realizadas no hospital, em datas comemorativas e/ou ocasionais, tais como: Dia das Mães e Pais, Páscoa, Semana da Criança, Natal, entre outros.
 
** Entre em contato com o Grupo de Trabalho de Humanização pelo  telefone 3383-2500 ramal 2140 ou
e-mail humanização.hcfm@hospitalmatao.com.br .
X