HUMANIZAÇÃO
humanizar é colocar-se no lugar do outro
O que é Humanização?
Humanização é um princípio ético e político orientador da atenção e da gestão em saúde. Baseia-se em diálogo, participação responsável e respeito ao outro – atitudes reguladoras das relações entre os agentes de saúde e os usuários, os profissionais entre si e a instituição, com envolvimento também da rede de saúde e a comunidade.
Grupo de Trabalho de Humanização
O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina a empreender uma política institucional da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais da instituição. Algumas ações como “Chá para Gestantes”, “Curso de Gestantes” e “Treinamento para Acompanhantes” aproximam a instituição da paciente que busca segurança no momento do parto. Outras ações implantadas como extensão nos horários de visitas nos postos e UTI, aumentando o acesso de familiares e amigos aos pacientes e possibilitando um maior conhecimento dos procedimentos realizados durante a internação.
Centro Integrado de Humanização
Ligado diretamente a Administração do Hospital, trabalha em conjunto com o GTH, porém coordena todo o processo de humanização e transformação da Instituição. Fortalece a comunicação interna e externa do hospital com os demais serviços de saúde, busca qualificar os atendimentos das equipes, principalmente através dos alinhamentos das comissões e também dos projetos, tais como Alta Responsável. Detecta determinados nós críticos dentro dos serviços de saúde, buscando incentivar o trabalho em equipe, principalmente de forma multidisciplinar. Está sob coordenação do Centro Integrado de Humanização, porém com autonomia de todos os profissionais envolvidos, garantindo assim a horizontalidade, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e a Equipe Multidisciplinar. Em relação a Ouvidoria, ambos atuam de forma conjunta na solução de certos problemas e discussões de determinados casos.
Ouvidoria
O serviço de Ouvidoria, fundado em 2009, é considerado um setor estratégico dentro da Instituição, com uma profissional que dedica-se de forma exclusiva ao setor com o objetivo principal de escuta, encontrando soluções imediatas para os mais diversos questionamentos. Realiza também as pesquisas de satisfação ao usuário, instrumento este, que por sua vez, é de extrema importância, pois possibilita avaliação da qualidade das nossas práticas assistenciais, e aponta possíveis melhorias.
Mensalmente apura-se aproximadamente ma média de 500 pesquisas de satisfação, com uma média de 97%, classificados entre bom e ótimo. A Ouvidoria atua também efetivamente junto ao Grupo de Trabalho de Humanização.
Conheça nossos projetos:
- Programa “Ato de Amor”: Curso para Gestantes, Treinamento Para Acompanhantes de Parto e Chá para Gestantes;
- Parto Humanizado;
- Visita Ampliada e Direito a Acompanhante;
- Projeto “Meu Irmãozinho”: Diariamente às 16h, é liberada a visita de crianças em qualquer faixa etária, desde que acompanhadas, para a mãe internada na maternidade e o recém-nascido;
- Posto de Coleta de Leite Materno;
- Centro de Acolhimento Materno Infantil (Casa da Gestante);
- Presente da Vovó Célia;
- Doação Enxoval Damas de Caridade;
- Semana da Mulher;
- Semana Rosa – Outubro Rosa;
- Novembro Azul;
- Projeto “COC – Arte e Alegria;
- Projeto Paz-lhaçada;
- Apoio Religioso;
- Semana da Humanização;
- Alta Responsável;
- Projeto “Cantar o Amor”;
- Doutores da Beleza.
e-mail humanização.hcfm@hospitalmatao.com.br .