Três mortes decorrentes de Covid-19 foram registradas pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ (HCFM) no último mês de maio, aumentando para 230 a quantidade de falecimentos decorrentes desta pandemia desde o seu início, segundo dados oficiais do NIR/HCFM. A Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 224 mortes desde o começo da pandemia.
A quantidade de admissões referentes a Covid-19 aumentou muito no mês passado: foram 32, o quadruplo se considerarmos as oito do último mês de abril. Em março foram 11, em fevereiro, 38 e em janeiro desse ano, 110. Portanto, o número de internações voltou a crescer após queda em dois meses.
Das internações de maio, foram 23 na Enfermaria e nove na UTI. Deste total de 32 internações, 23 eram moradores de Matão, dois de Itápolis, dois de Curupá e um de cada um destes municípios: Belo Oriente, Taquaritinga, Tabatinga, Catanduva e Nova Europa. De 1º de janeiro de 2021 a 31 de maio de 2022, 891 moradores de Matão foram internados na UTI e na Enfermaria.
“Temos alertado reiteradamente a necessidade dos cuidados com uso de máscara e distanciamento. A pandemia ainda não terminou, e apesar das flexibilizações, cada um de nós precisa ter a responsabilidade dos cuidados para evitar contaminação”, diz a superintendente do HCFM, Denise Minelli.
Texto: Rogério Bordignon