Em 22 de agosto de 2024, o Hospital Carlos Fernando Malzoni comemorou a reinauguração da UTI Neonatal e Pediátrica, um espaço referencial para o atendimento de recém-nascidos e crianças em estado grave. A unidade, originalmente inaugurada em 2010 com capacidade para 10 leitos, passou por uma importante reforma.
O evento contou com a participação de Orivaldo Reguin (Faro), secretário de saúde, neste ato representando o prefeito de Matão, Cido Ferrari, os diretores do HCFM, João Carlos Marchesan e esposa, Roberto Luiz Cadioli, José Carlos Chiozzini e Reginaldo Vedoato, Denise Minelli, superintendente do HCFM, Dra. Andressa M. Lopes Angelotti, médica neonatologista e uma das responsáveis pela UTI Neonatal, Dr. Izaías Longhitano Jr., médico anestesiologista, Dr. Flévio Borsetti, médico intensivista responsável pela UTI adulto, Dra. Jaicer Gonçalves Rolo, médica radiologista, Padre Emílio Mancini, Adriano Meira da TG3 Comunicação e funcionários do HCFM.
Iniciada em 20 de junho deste ano, a reforma foi viabilizada por intermédio de emenda parlamentar, além de recursos próprios do Hospital. Com este aporte, a UTI Neonatal recebeu uma série de melhorias que irão beneficiar diretamente os pequenos pacientes e suas famílias.
Desde sua inauguração, a UTI Neonatal e Pediátrica do HCFM realizou um total de 2.869 atendimentos, sendo 74% destes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 26% por convênios e particulares. A unidade atendeu a pacientes de Matão e outros 30 municípios da região, incluindo Araraquara, Ribeirão Preto, Sertãozinho, São Carlos, e Jaboticabal, entre outros. Esse volume de atendimentos destaca a importância da unidade não apenas para Matão, mas para uma ampla região do interior paulista.
Entre as principais adequações realizadas, destaca-se a modernização do sistema de ar-condicionado central, incluindo a atualização dos quadros elétricos e a substituição da máquina TR. O projeto de iluminação foi totalmente renovado, assim como a rede elétrica, garantindo mais segurança e eficiência ao ambiente.
A reforma também envolveu a readequação da marcenaria, com a confecção de novos móveis para armazenamento e bancadas, atendendo à Norma Regulamentadora 17 (NR17) sobre ergonomia. Um novo sistema de segurança foi instalado nas portas da UTI Neo, que agora só podem ser abertas com os crachás dos funcionários, garantindo maior controle e segurança.
Outro destaque é a instalação de armários individualizados para guardar os pertences das mães dos bebês internados, proporcionando mais conforto e privacidade. A ambientação da identidade visual do setor foi reformulada para trazer tranquilidade tanto para os colaboradores quanto para os pais, contribuindo para um ambiente acolhedor.
Além dessas melhorias, a UTI Neonatal agora conta com um aumento nos pontos das redes de oxigênio, um avanço importante para o suporte vital dos pequenos pacientes.
De acordo com Denise Minelli, “esta reforma foi essencial para a modernização e adequação das instalações. A UTI NeoNatal consolidou a nossa posição de referência em maternidade de alta complexidade, e a nossa região, hoje, tem muito que comemorar”.
Ao final da cerimônia de reinauguração, depois do descerramento de placa, o Padre Emílio Mancini, capelão do HCFM abençoou a nova UTI NeoNatal.
A reinauguração da UTI Neonatal do Hospital Carlos Fernando Malzoni representa um marco significativo para a saúde de Matão e região, reafirmando o compromisso da instituição em oferecer um atendimento de excelência e em constante evolução para a comunidade.